Aluno (.org) - Aprender História
Advertising
Inspirando e ajudando alunos aprender si mesmo, o mundo e universo. Advertising

Home
Inspirar
Aprender Inglês
Aprender Matemática
Aprender Ciência
Aprender História
Aprender Português
Pais da Matemática
História da Matemática
Conceitos e Tópicos da Matemática
Lista Completa de Matemáticos
Inspirar
Brasil LUZ
Aumentar
LUZ
Apreciar
Apreciar la Vida
Compra Aumentar.org

Aluno.org - Aprender História

História vem do grego antigo historie é significa testemunho, no sentido daquele que ver.É a única ciência que estuda o homem no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, cujo termo em grego antigo é ?st???a? (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.

O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.

Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente). (veja historiografia e História da História).

Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-História e as sociedades que co-existem com sociedades que já conhecem a escrita (é o caso, por exemplo, dos povos celtas da cultura de La Tène) pertencem à Proto-História.

Brasil Colônia - parte 1:

Brasil Colônia - parte 2:

Brasil Colônia - parte 3:

Pré-História:
A chamada Pré-história se inicia com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4.000 a.C., quando é inventada a escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se pelo nomadismo, e pelas atividades de caça e de coleta. Nessa época temos o surgimento da agricultura e da pecuária, o que após alguns anos levou os homens pré-históricos ao sendentarismo e a criação das primeiras cidades. Nesse período foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver. No paleolítico tivemos a descoberta do fogo e, mais tarde na Idade dos Metais ou Metalurgia, a de que os metais poderiam ser fundidos e até misturados uns aos outros.

Idade Antiga:
A Antigüidade é computada de cerca de 4.000 a.C. até 476 d.C., quando ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde floresceram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irã e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma. Caracterizou-se pelo escravismo

Idade Média:
A Idade Média é computada de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal.

Idade Moderna:
A chamada Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

Idade Contemporânea:
A chamada Idade Contemporânea compreende de 1789 até aos dias atuais. Envolve conceitos tão diferentes quando o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.


Advertising

Italy
Music
Brazil
Travel
Venice
Italian Beaches
Accommodations

Hotel Accommodation

Home
Inspirar
Apreciar
Apreciar la Vida
To Appreciate
Appreciating Life
Living
Appreciation
Gratitude
Appreciating
Business
Aumentar
Travel
We Within Me
Accommodation
Hotels
© 2008-2015 - All Rights Reserved.